Urandir – 6º dia Diário de Bordo 7ª Expedição Zigurats – Turquia 2013


Compartilhe:

No sexto dia da Expedição Zigurats – Turquia – A terra de gigantes,  Urandir e a equipe de pesquisadores do Dakila Pesquisas estudaram a região da Capadócia

A Capadócia é uma região de aproximadamente 15 000 km² entre Aksaray, Hacıbektaş, Kayseri e Niğde,2 cuja população total não chega ao milhão de habitantes,  como a uma área muito mais restrita, o triângulo com aproximadamente 20 km de lado delimitado por Nevşehir, Avanos e Mustafapaşa, a sul de Ürgüp, sendo esta última zona a mais conhecida em termos turísticos.  Na maioria dos mapas da Turquia o nome da Capadócia não é mencionado, já que não corresponde a qualquer demarcação política.Urandir - Urandir durante pesquisa no interior da Cidade Subterrânea de Yeralti Sehri

Em alguns contextos, principalmente na Antiguidade, o termo Capadócia designa uma região ainda mais vasta que a descrita por Heródoto, estendendo-se à costa mediterrânica a sul e quase até o que é hoje a Arménia a norte. O historiador grego Estrabão chama Cilícia à zona administrativa do que é hoje Kayseri, a antiga Cesareia e Mazaca, um termo que é mais usualmente aplicado, pelo menos em registos mais recentes, à região costeira do sul/sudeste da Anatólia.

As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com fantásticos afrescos.

Urandir - Urandir em pesquisa na Chaminé das fadasNo início do dia Urandir e a equipe visitou uma cidade subterrânea conhecida por Yeralti Sehri (Underground City). Yeralti Sehri é uma das mais de 200 cidades subterrâneas já encontradas na Turquia, sendo que dessas somente algumas estão disponíveis para visitação. Durante a pesquisa nessa cidade o grupo teve a oportunidade de conhecer e conversar com o turco Latif que foi o descobridor de Yeralti Sehri ainda em sua adolescência.

Logo em seguida o grupo foi para o local onde se encontram as Chaminés de fada, também chamadas de pirâmides de terra que são grandes colunas naturais, originadas através de erupções vulcânicas e a ação erosiva da águas em terrenos detríticos heterogêneos, muitas vezes de origem glaciária, podendo atingir alturas de 40 metros.  As chaminés de fada estão presentes em todas as partes do planeta, sendo que as mais conhecidas são as da Capadócia, na Turquia, e as de Utah, nos Estados Unidos.Urandir - Vulcão Argeu visto da região da capadócia

Antes de chegar no próximo destino, o Parque de Goreme, Urandir e equipe Zigurats tiveram a oportunidade de conhecer o Monte Argeu que é um vulcão extinto da Turquia, situado na Anatólia Central, na província de Kayseri, que possui  3916 m de altitude, é a montanha mais alta da Anatólia Central e ocupa uma área de 1 300 km².

O  Parque Nacional de Göreme, uma das áreas mais famosas da região, com 9 576 ha, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985. Nesse parque localiza-se o Museu ao Ar Livre de Göreme , onde se encontram formações similares às chaminés das fadas, e há muitas casas e igrejas construídas dentro dessas formações. As primeiras referências a seus moradores são dos Hititas.

Confira abaixo a galeria de fotos