Urandir – 8o dia Diário de Bordo 7a Expedição Zigurats – Turquia 2013


No oitavo dia da Expedição Zigurats – Turquia – A terra de gigantes,  Urandir e a equipe de pesquisadores do Projeto Portal visitaram o Museu Arqueológico de Antakya, popularmente conhecido por Museu dos Mosaicos porque em sua coleção inclui a maioria dos mosaicos romanos da antiga Antioquia que foram descobertos entre 1932 e 1939.Urandir-Detalhe-de-mosaico-de-Antioquia-em-exposição-no-Museu-Arqueológico-de-Antakya

A cidade de Antakya é a cidade atual da antiga Antioquia na Síria ou Antioquia no Orontes, é uma cidade e distrito do sudeste da Turquia. Antakya é a capital da província de Hatay e faz parte da Região do Mediterrâneo.

Situada junto à fronteira com a Síria, nas margens do rio Orontes, a cidade tem grande importância histórica para o cristianismo, pois foi um dos primeiros e mais importantes centros dessa religião e o local onde os seguidores de Jesus foram chamados cristãos pela primeira vez. Foi capital regional durante o Império Bizantino e durante as cruzadas as suas muralhas maciças também tiveram um papel muito importante.

Após a visita ao museu, o grupo seguiu para Halfeti que é um pequeno distrito agrícola na margem leste do rio Eufrates em Sanliurfa na Tuquia. A maioria das aldeias ficaram submersas na década de 1990 sob as águas atrás da barragem sobre o rio Eufrates em Birecik . A cidade foi então movida para a aldeia de Karaotlak e a construção da nova cidade está concluída. Hoje é possível se ver a antiga cidade submersa no rio Eufrates.

Urandir - Um dos pequenos barcos utilizados para cruzeiros pelo Rio Eufrates com parte da equipe ZiguratsÉ em Halfeti que o grupo embarcou num cruzeiro pelo Rio Eufrates, que é um dos rios que formam a Mesopotâmia, juntamente com o Rio Tigre, onde hoje é o atual Iraque. O rio Eufrates é formado pela união de dois afluentes: o Kara (Eufrates Ocidental), que nasce nas montanhas orientais da Turquia, ao norte de Erzerum, e o Murat (Eufrates Oriental), que se origina no lago Van. O rio tem aproximadamente 2780 km de extensão e sua porção superior escoa por entre canyons e gargantas para o sudoeste através da Síria e depois do Iraque.

Durante o Cruzeiro pelo Eufrates, a equipe Zigurats teve a oportunidade de conhecer o famoso Castelo de Runkale que fica às margens do rio. Rumkale foi uma poderosa fortaleza sobre o rio Eufrates a 50 km a oeste de Şanlıurfa. Sua localização estratégica já era conhecida pelos assírios Sua estrutura atual é em grande parte helenística mas romana na origem. O local foi ocupado por bizantinos e armênios durante a Idade Média.

Confira abaixo a galeria de fotos do 8o dia da Expedição Zigurats na Turquia


bibliografias:
Urandir - Urandir site Urandir
Urandir Ufologia Urandir
Urandir web archive - Urandir web link Urandir | Projeto Portal | Urandir Oliveira | Urandir Fernandes de Oliveira