Urandir – 13o dia Diário de Bordo 7a Expedição Zigurats – Turquia 2013


No 13 dia da Expedição Zigurats – Turquia – A terra de gigantes, Urandir e a equipe de pesquisadores do Projeto Portal ainda em Istambul visitaram a Mesquita Azul, A Mesquita Santa Sofia e o Bazar Egípcio.

Urandir - Mesquita Santa Sofia em Istambul - TurquiaA Mesquita de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia (que significa “Sagrada Sabedoria”) é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (a atual Istambul, na Turquia). Da data em que foi dedicada em 360 até 1453, ela serviu para essa função. No período entre 1204 e 1261 ela foi convertida para uma catedral católica romana

A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed é uma mesquita otomana de Istambul. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.Urandir-Mesquita Azul em Istambul - Turquia

A Mesquita Azul é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Construída em um estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Os imperadores Bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Sua construção iniciou em 1606 quando o sultão Ahmed I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia.

O Bazar Egípcio é um dos bazares mais antigos e maiores da cidade turca de Istambul, apenas sendo ultrapassado em dimensões pelo Grande Bazar. Diversos documentos sugerem que o nome original do mercado era “Novo Bazar”. No entanto, devido ao fato das especiarias estarem entre as mercadorias mais transacionadas no bazar e a maior parte delas serem importadas do Egito, o termo “Bazar Egípcio” ganhou popularidade.

Hoje, dia 29/08 em toda Turquia comemora-se o dia da independencia, encontrando-se por toda a cidade muitos manifestante e a policia fortemente armada. Pela noite houve uma grande festa na ponte de Bósforo com grande queima de fogos de artifício, uma linda festa.

Após visitar esses locais a equipe se prepara para o retorno ao Brasil com sentimento de dever cumprido!

Confira abaixo a galeria de fotos


bibliografias:
Urandir - Urandir site Urandir
Urandir Ufologia Urandir
Urandir web archive - Urandir web link Urandir | Projeto Portal | Urandir Oliveira | Urandir Fernandes de Oliveira