Urandir e o Diário de Bordo 6º dia da 2ª Expedição Projeto Portal França 411


No 6º dia da Expedição Zigurats Projeto Portal, a equipe de pesquisadores liderados por Alan Oliveira e Alex Oliveira, filhos de Urandir Fernandes de Oliveira fizeram uma pesquisa no Forte de Salses, localizado a 20Km de Perpignan, na cidade de Salses-le-Chateau. O forte de Salses é uma  fortaleza catalã (espanhola) que data do século 15, sendo construído no local de um castelo anteriormente destruído. O Forte original foi reconstruído pelo renomado engenheiro militar Vauban, sendo uma construção de transição entre forteleza medieval e estrutura defensiva, com várias melhorias quanto ao estilo original.

As paredes possuem mais de 10 metros de altura, construídas com pedras e tijolos vermelhos, em uma forma retangular com uma grande torre em cada canto.Sua construção demorou 6 anos e meio e mesmo antes de sua conclusão já sofreu um cerco militar no ano de 1504. Durante a Guerra dos trinta anos foi sitiado e acabou sendo tomado pelos franceses em 1642. Quando  o Tratado dos Pirinéus foi assinado em 1659, já não havia mais a necessidade dessa fortaleza. O grande foco dessa pesquisa foi traçar um paralelo entre  Forte de Salses e o Forte Príncipe da Beira na Amazônia, já pesquisado pelo grupo em expedições anteriores.

Para descontrair, o grupo, agora não mais liderado por Urandir foram desfrutar de um belo almoço, já no meio da tarde às margens do Mar Mediterrâneo, seguindo após para as ruínas do Castelo DÁguilar.

 

O castelo de Aguilar (Aguilar em occitano) é um castelo Catar em Tuchan. Sua construção iniciou no século XII, tendo prosseguimento nos séculos XIII e XIV, sendo que ele foi construído em cima de ruínas de um castelo muito mais antigo. O Castelo Agular ficou bastante conhecido em 1999 quando serviu de cenário para o seriado de TV Tramontana.

O Castelo foi ocupado pelos espanhóis em 1543, sendo ocupado pelas tropas reais até a assinatura do Tratado dos Pirinéus. Hoje restam apenas ruínas dessa grande fortaleza.

No Castelo Aguilar o grupo realizou algumas atividades de campo, que adentraram a noite. Após tantas atividades em um dia, a equipe seguiu para a cidade de Carcassone onde permanecerá nos próximos dias.


Related Blogs


    bibliografias:
    Urandir - Urandir site Urandir
    Urandir Ufologia Urandir
    Urandir web archive - Urandir web link Urandir | Projeto Portal | Urandir Oliveira | Urandir Fernandes de Oliveira