Egiptólogos descobriram enigmática estrutura com possível imagem primitiva de Jesus


Egiptólogos catalães descobriram uma enigmática estrutura com uma possível imagem primitiva de Jesus

Cuidadosamente, alguém fechou a tampa do tinteiro. Ao seu lado, havia sido deixado dois cálamos de madeira amarrados com um embrulho de tecido. Cálamo é um instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, talhado obliquamente ou afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.

O Egiptólogo e diretor da missão Josep Padró esteve no Egito trabalhando no sítio arqueológico de Oxyrhynchus onde a descoberta foi encontrada e estuda também as pinturas coptas da estrutura subterrânea feitas pelos primeiros cristãos.

O túmulo desse escriba é excepcional, pois revela seus pertences enterrados com o trabalho. A prova dessa importante descoberta é que o ministro de Antiguidades do Egito, Mohamed Ibrahim, foi responsável pessoalmente por avançar alguns resultados desta última campanha de escavações na antiga cidade egípcia Oxyrhynchus, realizadas pela Sociedade Catalã de Egiptologia e pela Universidade de Barcelona.

O interessante nesse sítio arqueológico e que difere de qualquer outro já encontrado é o fato deste conter as ferramentas de trabalho do escriba. Dos milhares de papiros descobertos no final do século XIX até agora não foram encontrados qualquer tipo com suas ferramentas.

O túmulo do escriba, intacto e bem conservado, contém o seu pequeno tesouro. “Os ricos eram enterrados com suas jóias, e os pobres com suas ferramentas de trabalho.” E assim, a missão de arqueólogos resgata do esquecimento um tinteiro de metal e com uma grande surpresa: estava cheio de tinta. “É preto, e poderíamos analisá-lo para saber sua composição”, diz Padró antes de ressaltar que os dois cálamos estavam meticulosamente enrolados juntos.

A falta de inscrições no túmulo do escriba leva apenas a analisar as evidências arqueológicas e seu próprio cadáver. Segundo análise de um egiptólogo ele tinha apenas 16 anos. Seria um aprendiz? O que pode-se afirmar é que ele pertenceu ao período Romano Copta, coforme o método do sepultamento.

O Sítio arqueológico de Oxyrhynchus já revelou importantes descobertas como o Osireion (templo subterrâneo dedicado ao deus Osíris, os poucos que permanecem). Agora revela uma grande estrutura de pedra subterrânea com importância inquestionável.

Localizada no meio de um belo pórtico com colunas em uma via que atravessa a cidade e liga o Nilo ao deslumbrante Osireion. A escavação da estrutura tem sido um trabalho faraônico pois está coberta de detritos muito pesados “propositalmente colocados”. Um arquteto e um engenheiro comandam a retirada dos detritos que já somam 45 toneladas em pedra.

Assim que a estrutura foi desenterrada, veio a surpresa. “As paredes são cobertas com cinco ou seis camadas de tinta, a último correspondente ao tempo dos primeiros cristãos coptas.” “Existem decorações vegetais, e as inscrições foram copiadas, mas ainda não traduzidas, e a figura de um jovem, com cachos, vestindo uma túnica curta e com a mão ao ar livre, como se para abençoar.” Para o egiptólogo, “poderia ser uma imagem muito primitiva de Jesus Cristo”, semelhantes às encontradas em catacumbas romanas, embora não exclua que poderia corresponder a um santo. Atualmente, a representação permanece protegida e espera-se que as inscrições traduzidas possam passar mais detalhes.

Padró descreve a estrutura descoberta: é quadrada, com quatro pilares e um tamanho de 8 metros de largura por 3,75 de profundidade; cada pedra, muito bem encaixada e com nichos onde provavelmente existiam estátuas. Poderia ser uma outra Osireion ou Serapeum (templo do deus Serapis, a forma helenizada de Osíris, documentado pelo papiros, e que ainda não foi encontrada)?. “Nós não sabemos, mas esta descoberta nos lembra muito”, Pedró reflete.

A missão irá iniciar um projeto para preservar as melhores pinturas coptas para serem visitáveis no futuro.
Será que estamos de frente com a melhor e mais conservada imagem de Jesus Cristo ??


bibliografias:
Urandir - Urandir site Urandir
Urandir Ufologia Urandir
Urandir web archive - Urandir web link Urandir | Projeto Portal | Urandir Oliveira | Urandir Fernandes de Oliveira